
Francisco Adson Dantas
Dados Pessoais
E-mail Público: franciscoadsond@gmail.com
Telefone Público: (88) 99410-0027
Endereço: Francisco José de Lemos 509, Planalto Sabonete , Quixeramobim, CE, BR
Estado: CE
Município:
CEP: 63800-000
Logradouro: Francisco José de Lemos
Número: 509
Complemento: casa
Bairro: Planalto Sabonete
Descrição
Ilê Asé Omo Inã Ayrá: A Caminhada Sagrada do Babalorixá Adson de XangôO nascimento espiritual de Adson Dantas se deu no dia 28 de janeiro de 1997, na cidade de Fortaleza–CE, quando foi iniciado para o Orixá Xangô. A iniciação, tradicionalmente realizada no roncó — quarto sagrado de aprendizado e recolhimento — teve a duração de 21 dias e marcou o início de sua caminhada dentro do Candomblé. Ali, o jovem Adson teve seu primeiro contato profundo com as rezas, cantigas, fundamentos e histórias sagradas da religião dos Orixás.
Desde os primeiros passos, seu interesse e dedicação à fé ancestral chamavam atenção. Três anos após sua iniciação, aos 13 anos, foi consagrado como babákèrè pelo seu babalorixá, Araci de Logunedé, no Ilê Lògún Bòiyé Lólá, cargo de grande responsabilidade, especialmente para alguém tão jovem. Essa confiança era reflexo de sua entrega e compromisso com o axé.
Aos 17 anos, Adson completou o tradicional ciclo de sete anos de iniciação, sendo reconhecido como um iniciado pleno e preparado para orientar e conduzir rituais. Participou ativamente de inúmeras celebrações, iniciações e louvações, acumulando vivências que fortaleceriam sua missão futura como líder espiritual.
Com 20 anos de idade, somando uma década de consagração, Adson enfrentou um momento decisivo: por respeitar os preceitos sagrados da religião, precisou se desligar da casa onde havia sido iniciado, já que envolvera-se afetivamente com uma irmã de santo — o que, por tradição, não é permitido dentro da mesma comunidade espiritual.
Esse rompimento, porém, foi também uma nova abertura de caminhos. Adson seguiu para Maceió–AL, onde passou a integrar a casa Ilê Asé Omi Olá Oxum Opará, sob a liderança do Babalorixá Adriano de Oxum. Ali, consolidou sua formação religiosa, recebeu seus direitos hierárquicos como babalorixá, e passou a iniciar seus próprios filhos de santo, conduzindo trabalhos espirituais com dedicação e responsabilidade.
Após essa importante etapa, Adson retornou a Fortaleza, onde reencontrou suas raízes e também sua companheira de vida, Miquerina, filha de santo da Mãe Ivanísia Dantas de Iansã — terreiro de Umbanda que, coincidentemente, também era liderado por sua mãe carnal. O reencontro com Miquerina, natural de Quixeramobim–CE, o levou a estreitar os laços com o Sertão Central cearense.
Com frequência crescente a Quixeramobim, acompanhando Miquerina e realizando atendimentos espirituais, Adson sentiu nascer o desejo de fixar ali sua missão religiosa. E foi então que, em fevereiro de 2015, o casal alugou uma casa no bairro Sabonete para dar início ao que hoje é o Ilê Asé Omo Inã Ayrá — casa de Candomblé fundada por ele, dedicada a Xangô e Ayrá.
As primeiras fundações do barracão começaram ainda em 2015, marcando o nascimento físico e espiritual da casa, que se tornou espaço de acolhimento, fé e tradição. Em 2021, o terreiro já florescia com filhos de santo iniciados, festas abertas à comunidade e rituais que fortalecem as raízes da religião de matriz africana no Sertão Central.
Hoje, o Ilê Asé Omo Inã Ayrá, sob a liderança do Babalorixá Adson de Xangô, é reconhecido como uma referência espiritual e cultural na cidade de Quixeramobim–CE, especialmente entre os moradores do bairro Sabonete, onde a casa está firmemente enraizada.
"Contar minha trajetória é, antes de tudo, afirmar que o Orixá transforma vidas. Ele nos guia, nos fortalece, nos faz prosperar. Tudo que sou devo a meu pai Xangô, ao meu Caboclo, à Vovó Maria Conga, e à minha companheira e futura Yalorixá, Miquerina. Ao lado dela e dos meus filhos de santo, seguimos firmes no propósito maior. O Ilê Asé Omo Inã Ayrá é nossa casa de fé, aberta a todos que necessitam de amparo e acolhimento. Que seja assim por muitos e muitos anos. Axé!"
— Babalorixá Adson de Xangô
Galeria
